
Bispo Dom Geovane faz visita ao Museu GTO em Divinópolis
O bispo da Diocese de Divinópolis, Dom Geovane Luís da Silva, esteve nesta sexta-feira (16/05) no Museu GTO em Divinópolis, no bairro Niterói. Ele estava acompanhado de alguns membros da Comissão Diocesana de Arte Sacra (CODARS), da qual ele faz parte e também de representantes da parte Cultural e Histórica do Município, além do responsável pelo arquivo eclesiástico, Victor Teixeira de Freitas. Dom Geovane foi recepcionado por Mário Teles (filho de Geraldo Teles, o GTO) e por Alex (neto de GTO) que também deu sequência ao legado artístico, além da esposa de Mário e uma filha.
Dom Geovane é um apreciador das arte e da cultura, atualmente exerce a presidência da Comissão de Bens Culturais da Igreja do Regional Leste 2. Ele ficou maravilhado com a riqueza de detalhes em cada peça e fez questão de questionar a Mário sobre o aprendizado com o pai e também sobre as inspirações para os entalhes. O bispo também se interessou em conhecer o tipo de madeira utilizada e as ferramentas que permitem a expressão da criatividade.
Dom Geovane abençoou a família de GTO e recebeu explicações do historiador Faber Clayton Barbosa sobre a trajetória do artista Geraldo Teles de Oliveira que projetou o nome de Divinópolis para o cenário cultural exterior. Ele foi presenteado com uma peça feita por Geraldo Teles com o Cristo crucificado, além de um livro escrito por Faber, que foi autografado por Mário e Alex Teles, em sinal de agradecimento pela visita. Atualmente o museu está fechado para visitação por questões que envolvem um inventário.
GTO
Geraldo Teles de Oliveira, conhecido como GTO, se tornou um dos mais importantes artistas populares brasileiros, ao criar esculturas com figuras humanas que se amontoam de maneira esquemática e repetida, em geral formando rodas vivas e mandalas, o que apelidava de “A Roda da Vida”. GTO reou seus conhecimentos ao filho Mario Teles, que por sua vez os transmitiu a Alex Teles, representante da terceira geração. GTO faleceu em 1990, mas “A Roda da Vida” que ele imaginou continua a girar. A estimativa é que existam peças de GTO em cerca de 180 países.