Notícias

4 de maio de 2025
Foto do artigo Dom Geovane celebra no Encontro Estadual da Pastoral Carcerária do Regional Leste 2

Dom Geovane celebra no Encontro Estadual da Pastoral Carcerária do Regional Leste 2

Terminou hoje, com um almoço na Casa de Retiro Monsenhor Hilton, no bairro Jardinópolis, em Divinópolis,  a 27ª Edição do Encontro Estadual da Pastoral Carcerária do Regional Leste 2 da CNBB. Foram três dias de atividades, que incluíram memória das atividades realizadas, assessoria, momentos de troca de experiência e de fé. Participaram dessa edição 53 pessoas, representantes de 14 Dioceses que fazem parte da regional e também a coordenadora da Pastoral Carcerária Nacional, irmã Petra Silva Pfaller, que está no Brasil desde a década de 90 atuando nessa causa.

Neste domingo, dia de encerramento, Dom Geovane celebrou uma missa no local, às 7h e durante a homilia destacou: “Todos nós somos chamados a fazer essa experiência do encontro com Cristo, caso contrário nós nos cansaremos facilmente, deixaremos o barco, deixaremos a missão. A ousadia de Pedro (citada no Evangelho) também deve marcar a nossa vida, apesar dos nossos fracassos, apesar da nossa pequenez temos que nos lançar no mar da vida. Temos que lançar diante dos desafios que nos estão aí, no mundo, na sociedade, nas unidades prisionais”.

Padre Wellington Nascimento de Souza, da arquidiocese de Juiz de Fora, ao final da celebração fez os agradecimentos, organizou a entrega de presentes e disse que a representatividade do encontro, mostra que a pastoral está no caminho certo. Irmã Petra afirmou que: “Novamente eu tive essa alegria de poder participar num encontro regional da pastoral carcerária, é uma experiência muito bonita de escutar os agentes da Diocese de Divinópolis e daqui de Minas Gerais, que visitam o Jesus encarcerado, é uma missão especial, uma vocação bonita, para entrar no cárcere, anunciar a boa nova, nesse ano jubilar, sendo peregrinos da esperança no cárcere”, destacou.

A Pastoral Carcerária tem como missão representar a presença de Jesus Cristo e da Igreja Católica no cárcere, promovendo a valorização da dignidade humana. Seu principal objetivo é levar o Evangelho de Jesus Cristo às pessoas privadas de liberdade e garantir que seus direitos humanos e dignidade sejam respeitados no sistema prisional.

Na sociedade, a Pastoral realiza visitas a sistemas prisionais e estabelece diálogos com diversos segmentos da sociedade para fomentar uma consciência coletiva comprometida com a vida e a dignidade humana. Além disso, oferece apoio jurídico e social aos familiares de pessoas encarceradas e acompanha denúncias de violações dos direitos humanos.

Parceiros